Nos últimos anos, com a popularização da educação corporativa, vários conceitos começaram a surgir e se estabelecer no mercado. Aqui mesmo em nosso portal já falamos sobre vários deles, tais como microlearning, lifelong learning e fast learning. E hoje, damos sequência a essa trilha de conteúdos, apresentando o conceito de u-learning.
O nosso objetivo, como em todo conteúdo introdutório, é sanar as suas principais dúvidas sobre o tema. Por isso, nesta leitura você descobrirá o que é u-learning, quais os benefícios desse conceito para a sua empresa e quais os recursos que podem ser utilizados junto dessa metodologia na sua operação. Então não perca tempo e acompanhe!
O que é u-learning?
Por conta da popularização de modalidades flexíveis de trabalho, como a remota e a híbrida, é cada vez mais importante capacitar os colaboradores onde quer que eles estejam, e é disso que se trata o ubiquitous learning, o aprendizado ubíquo — presente e acessível em todos os lugares possíveis, com um forte apoio das tecnologias mobile.
Com o u-learning, as empresas investem em tecnologias que facilitam o aprendizado de onde quer que seus funcionários estejam trabalhando, seja via navegador web, notebooks, tablets ou, até mesmo, smartphones. Nessa modalidade, o objetivo é conectar o usuário e o aprendizado de forma prática e intuitiva, independentemente do meio utilizado para isso.
Quais os benefícios do u-learning?
Da forma como percebemos, boas soluções de u-learning oferecem um conjunto gigantesco de benefícios às empresas, principalmente porque as suas vantagens e diferenciais acabam se agregando aos benefícios da educação corporativa. Contudo, abaixo listamos apenas as vantagens que são particulares a essa modalidade de ensino — veja!
Compartilhamento de perspectivas
As plataformas mobile são criadas para maximizar o potencial de colaboração e engajamento. Ao investir em soluções de T & D (Treinamento e Desenvolvimento) voltadas a essa modalidade, você facilita o compartilhamento de aprendizados entre as suas equipes, que passam a interagir mais, aprimorando tanto a comunicação quanto o fator colaborativo.
Percepção de progresso
Outro ponto importante é a percepção de crescimento na jornada de ensino. Isso fica especialmente claro quando a empresa também adota uma boa plataforma LXP, que incorpora mecanismos e conceitos de gamificação, estimulando uma competição saudável, oferecendo um aprendizado dinâmico e tornando a jornada mais lúdica e divertida.
Espaço colaborativo
Por último, mas também importante, o u-learning é muito focado no fator colaborativo. Novamente, ao combinar bons treinamentos a uma plataforma sólida, completa e sofisticada, como o Genie, é possível incentivar o engajamento entre os colaboradores, que podem publicar, comentar e interagir com os seus pares por meio de uma boa plataforma LXP.
Quais recursos podem ser utilizados no contexto do u-learning?
Por ser uma modalidade de ensino ubíqua, o u-learning é uma abordagem bastante permissiva e versátil. Isso significa que vários tipos de conteúdos e sistemas podem ser utilizados para instrumentalizar esse ensino, tais como conteúdos colaborativos, quizzes, e-mails, sites, apps, plataformas LXP e por aí adiante.
Como você pôde ver, o grande destaque do u-learning é a sua versatilidade. Ao eliminar as barreiras e dificuldades do ensino, garantindo o acesso ao aprendizado no maior número de dispositivos e circunstâncias possíveis, a gestão consegue elevar a absorção do ensino e, efetivamente, elevar o ROI dos seus treinamentos.
Agora que você tem uma boa noção de como o u-learning pode acelerar a capacitação na sua empresa, aproveite para adotar essa metodologia com a melhor ferramenta do segmento, o Genie. Para isso, basta acessar nossa página, conhecer a nossa tecnologia e entrar em contato!