ROI de treinamento: como calcular e analisar seus resultados?

ROI de treinamento: como calcular e analisar seus resultados?

Investir no desenvolvimento e na capacitação dos profissionais é, certamente, uma das mais eficientes formas de solucionar problemas do cotidiano corporativo e tornar a empresa mais competitiva. Nesse cenário, saber calcular o ROI de treinamento é crucial para a tomada de decisões pelos gestores, especialmente para as análises de resultados.

Em tempos de transformação digital e mudanças no comportamento de consumo, é muito importante que a empresa saiba usar corretamente seus recursos, investindo na fomentação de conhecimentos que façam diferença de fato.

Dado o contexto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é ROI de treinamento e como realizar seu cálculo. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!

O que é ROI de treinamento?

ROI é a sigla para Return Over Investment, ou, como conhecemos em português, Retorno sobre Investimento. Já não é de hoje que o conceito vem sendo aplicado por departamentos de vendas e marketing de empresas dos mais diversos portes e segmentos, visto que ajuda a analisar e descobrir se os investimentos estão gerando resultados satisfatórios.

A fórmula matemática do ROI visa mostrar se os resultados estão cobrindo, superando ou abaixo dos gastos que foram investidos. É por isso que essa ferramenta pode ser aplicada em diversas esferas das empresas, inclusive nos treinamentos corporativos. Nesse contexto, o ROI de treinamento ajuda os gestores a tomar melhores decisões em relação à equipe.

Qual é a fórmula do ROI?

A matemática por trás do ROI de treinamento é bem simples. Sua fórmula consiste em:

  • ROI = Resultado obtido – Investimento / Investimento

Para entender como é aplicada na prática, pense no caso, por exemplo, de um treinamento corporativo cujo investimento foi de R$ 10 mil e acabou retornando R$ 60 mil em vendas. Sendo assim, a fórmula seria preenchida da seguinte maneira:

  • ROI = 60 mil – 10 mil / 10 mil
  • ROI = 50 mil / 10 mil
  • ROI = 5

Simples, não é verdade?

Como calcular o ROI de treinamento e analisar resultados?

O primeiro passo para calcular o ROI de treinamento é levantar os custos que serão investidos, sejam eles diretos ou indiretos. Ou seja, tudo que envolve desde o planejamento, passando pela contratação, até a avaliação dos resultados. Para chegar a resultados precisos, é importante abranger minuciosamente todos os valores investidos. Feito isso, basta aplicar a fórmula mostrada no tópico anterior.

Agora, para comparar o custo-benefício que os treinamentos corporativos estão gerando à empresa, é preciso separar os resultados de fácil mensuração dos de difícil mensuração. Por exemplo, resultados de números de vendas tendem a ser diretos e seus dados são mais facilmente analisáveis.

Agora, quando se trata de capacitações e treinamentos, os indicadores tendem a ser menos claros — já que envolvem fatores emocionais e não tangíveis —, o que exige, muitas vezes, uma análise mais complexa.

Para isso, atribua valor aos resultados gerados. Basicamente, isso significa que é preciso expressar as vantagens financeiras que os treinamentos geram para a organização em números. Por exemplo, a produtividade com base no volume e no prazo das entregas feitas pelos colaboradores.

Para concluirmos, isole os efeitos do treinamento criando dois grupos de funcionários, sendo que apenas um receberá treinamentos. A ideia aqui é analisar na prática como os treinamentos corporativos impactaram o desempenho dos colaboradores. Assim, é possível calcular e analisar o ROI de treinamento na empresa.

Você tem alguma experiência sobre como calcular o ROI de treinamento e aplicar suas funcionalidades nas estratégias da empresa que gostaria de compartilhar com a gente? Tem alguma opinião diferente do que foi abordado no conteúdo? Então deixe o seu comentário!

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