Nos últimos anos, a implementação de produtos disruptivos têm sido o objetivo de muitas organizações visto que, diante de todos os reflexos da transformação digital na sociedade, é evidente que as empresas que não aderirem a uma cultura organizacional focada na inovação tendem a perder posição competitiva diante de seus concorrentes.
Por isso, preparamos este conteúdo para você entender o que são produtos disruptivos, quais suas principais características e como eles têm revolucionado o mercado. Confira agora!
O que é um produto disruptivo?
O conceito de produtos disruptivos está relacionado à geração de soluções inovadoras baseadas na tecnologia, por exemplo, o surgimento dos primeiros aparelhos celulares com tela “touch screen”, os primeiros aplicativos como iFood e Uber, ou o carro elétrica que se encontra ainda na fase disruptiva.
Diferente dos produtos consolidados, isto é, que já integram o dia a dia das pessoas, os produtos disruptivos costumam fazer ações proativas para alcançar o consumidor. Em especial quando se trata de marketing de influência, uma estratégia que visa educar o cliente, criar desejo e transpor as barreiras impostas pelo “receio” de mudança (de algo novo).
Quais são as principais características dos produtos disruptivos?
Normalmente, os produtos disruptivos têm características marcantes, como o rompimento da normalidade de um processo produtivo ou nicho do mercado, sendo muito comum quando novos modelos de negócios são criados com total diferença do anterior.
Se uma companhia implementa otimizações em seus produtos para lidar com demandas de uma fatia do mercado que ainda não está estabelecida, se pode dizer que ela está sendo disruptiva.
Dito isso, podemos afirmar que os produtos disruptivos costumam ser escaláveis, acessíveis, convenientes, além de terem design simplificado e funcionalidades objetivas para proporcionar uma experiência positiva ao usuário.
A plataforma de aprendizagem corporativa Genie é um ótimo exemplo de produto disruptivo, pois foi desenvolvida para atender às necessidades de gestão do conhecimento nas empresas modernas.
Sua interface simples, somada aos seus recursos tecnológicos avançados (Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning etc.), proporcionam uma experiência enriquecedora de aprendizado aos colaboradores, tornando os treinamentos muito mais produtivos e eficientes nas empresas.
Como os produtos disruptivos estão revolucionando o mercado?
Não é preciso ser especialista em ciências econômicas para perceber a diferença que os produtos disruptivos têm feito na sociedade e no mercado em geral.
Hoje, com um smartphone nas mãos podemos encontrar soluções simples para problemas que, durante muito tempo, foram inconvenientes e burocráticos, por exemplo, os apps Internet Banking que permitem ao usuário fazer todo o tipo de transação financeira sem precisar enfrentar longas filas nos bancos.
Um excelente exemplo de produto disruptivo que tem revolucionado o mercado de aprendizagem corporativa, é a Plataforma LXP Genie, que torna os processos de treinamento e reciclagem dos conhecimentos da equipe de profissionais muito mais econômicos (em termos de tempo e investimentos financeiros), democratiza o acesso à informação nas empresas e aumenta o engajamento dos colaboradores. Sem dúvida, é o tipo de produto disruptivo que vale a pena implementar na organização.
Como você pôde ver, produtos disruptivos proporcionam soluções inovadoras para necessidades do mercado que ainda não foram atendidas, revolucionando a experiência do usuário. A implementação de produtos disruptivos na empresa é um dos caminhos mais diretos para trazer a transformação digital ao negócio.
Quer saber mais sobre as aplicações e funcionalidades do Genie para a sua empresa? Então clique aqui e conheça a melhor plataforma de aprendizagem do mercado!