Nem sempre as percepções do dia a dia indicam com precisão o quanto a equipe está motivada e envolvida com o propósito da organização. Para sanar essas lacunas, fazer uma pesquisa de engajamento é a solução.
Como, quanto e para que são detalhes importantes nessa hora. Além disso, trata-se de uma prática cheia de vantagens não apenas para a empresa, como também para os colaboradores, já que leva a aprimoramentos.
A seguir, confira mais sobre esse assunto e descubra como tal levantamento pode ajudar sua companhia!
O que é uma pesquisa de engajamento?
Uma pesquisa de engajamento é um levantamento que busca medir o quanto a equipe de uma empresa está envolvida e motivada com o trabalho, bem como o quanto os colaboradores sentem que são valorizados pelo empregador.
Assim, é um instrumento que serve de guia para o relacionamento entre as partes. Além disso, indica causas para o turnover ou o absenteísmo e quais medidas tomar para garantir a retenção de talentos ou para aumentar a produtividade.
Essa ação deve ser realizada periodicamente para assegurar que os gestores tenham uma visão clara da realidade, já que os recursos humanos são o elemento que mais se transforma nas organizações. Ainda, ter frequência ajuda a acompanhar a efetividade das mudanças promovidas.
Qual a importância de uma pesquisa de engajamento?
Só por gerar métricas sobre os recursos humanos de uma empresa, a pesquisa de engajamento já se apresenta como uma ferramenta central para a gestão. Porém, suas vantagens vão além disso. O recurso é positivo para equipe e empreendimento, ao mesmo tempo em que demonstra a importância de fazer tal levantamento. Entre elas:
- permite que o negócio crie melhores condições de trabalho e identifique situações lesivas, que podem se tornar problemas no futuro;
- oferece maior controle acerca das mudanças internas, possibilitando antecipá-las, direcioná-las, gerenciá-las ou responder a elas com facilidade;
- aumenta os resultados positivos, a partir de ações que ampliam a produtividade e a motivação;
- melhora a relação com os funcionários, à medida que a gestão os escuta e age com base nisso para estabelecer um vínculo de confiança;
- otimiza práticas gerenciais e relacionais para difundir uma cultura corporativa que valorize as pessoas.
Como fazer uma pesquisa de engajamento na sua empresa?
Realizar uma pesquisa de engajamento requer decisões e ações como:
- definir os motivos e os objetivos para fazer o levantamento, a fim de ter um guia para formatar o restante do processo;
- estabelecer a metodologia a ser usada para mensurar os resultados e elaborar as perguntas, assegurando que se enquadrem nas premissas anteriores;
- criar condições para que as respostas sejam sinceras, por meio de transparência sobre como e por que isso está acontecendo;
- abordar os colaboradores de forma tanto profissional quanto acessível no momento da aplicação, evitando que se exponham e ouvindo o que eles têm a dizer sem recriminações.
Agora que você conhece a importância de fazer uma pesquisa de engajamento da equipe e como colocar esse levantamento em prática na sua empresa, já é viável agir para usufruir de suas vantagens. Basta seguir as dicas deste conteúdo.
Antes, curta nossa página no Facebook e veja o que mais compartilhamos por lá sobre gestão de pessoas!