Você sabia que ter inteligência emocional no trabalho é uma das habilidades mais requeridas pelas empresas atualmente? Afinal, em um mercado tão incerto e volátil a ponto de deixar a todos ansiosos, essa competência comportamental ajuda os profissionais a entregarem o máximo, mesmo em situações difíceis.
Desse modo, fica claro que se trata de uma aptidão que permite ao colaborador preservar seu bem-estar e, ainda, construir relações interpessoais adequadas no ambiente empresarial em prol dos resultados corporativos, facilitando a gestão de pessoas por parte do negócio.
Diante disso, não é viável negar que são muitos os impactos positivos da IE no dia a dia organizacional, não é? Que tal descobrir mais sobre sua importância? Então confira este conteúdo!
O que é inteligência emocional?
Conceitualmente, inteligência emocional é a capacidade pessoal de identificar, gerenciar e reagir de maneira assertiva às emoções, tanto próprias quanto dos outros. Assim, seu objetivo é garantir uma postura saudável, segura e adequada diante de diversas situações cotidianas, quer sejam elas boas ou ruins.
Como uma competência comportamental complexa, que inclui avaliar a si e aos demais, a IE se ampara em quatro habilidades principais. São elas:
- reconhecer e identificar sentimentos a partir da linguagem verbal e não verbal;
- demonstrar e comunicar as emoções de forma clara;
- entender as nuances emocionais envolvidas de maneira precisa;
- gerenciar as reações e os impactos dos sentimentos.
Ou seja, para que uma pessoa realmente tenha inteligência emocional no trabalho ou na vida pessoal ela precisa desenvolver autoconhecimento, autocontrole, automotivação e empatia nos relacionamentos interpessoais.
Qual é a importância da inteligência emocional no trabalho?
Apesar de ser uma competência complexa, desenvolver a inteligência emocional no trabalho oferece diversas vantagens tanto para o profissional quanto para a empresa em que atua, justificando o investimento em treinamentos com esse objetivo. Veja a seguir quais são seus principais benefícios!
Promove resiliência
No mercado atual, há a crença de que resiliência é suportar situações difíceis sem se abalar ou deixar de entregar resultados. Na realidade, essa é a capacidade de resistir à pressão e se adaptar para superar problemas sem se perder de si mesmo. Para isso, traços de inteligência emocional, como autoconhecimento e reconhecimento das emoções dos outros, são fundamentais.
Reduz o estresse
As situações estressantes do dia a dia das empresas estão entre os principais momentos nos quais ter inteligência emocional no trabalho é importante. Afinal, essa habilidade ajuda tanto para reconhecer esse sentimento quanto a apresentar uma postura assertiva ao se relacionar com os outros diante de um clima de tensão.
Melhora o clima organizacional
O impacto da inteligência emocional no trabalho é facilmente percebido no clima organizacional, já que os profissionais que apresentam essa habilidade tendem a ter empatia pelos colegas e a construir relações interpessoais mais saudáveis, criando uma experiência positiva.
Diminui a incidência de atritos
Entre as características da inteligência emocional, o controle das emoções é o principal aliado para reduzir os atritos no trabalho. Não só em relação a arroubos que geram brigas, como também aos comportamentos passivo-agressivos que causam desconfortos, criando uma crescente de combates indiretos capazes de gerar absenteísmo, turnover e perda de talentos.
Gera decisões mais justas
A tomada de decisão empresarial não se limita ao campo pragmático das estratégias e boas práticas, todo o componente humano do negócio também está sujeito a ela. Nesse cenário, a inteligência emocional no trabalho serve como um regulador para que as escolhas sejam justas, sem prejudicar nem empresa nem colaborador.
Aumenta o engajamento
Ansiedade, estresse, relações tóxicas e clima organizacional ruim são os grandes vilões do engajamento atualmente. Todos eles perpassam as características da IE à medida que estão ligados à construção de relacionamentos mais saudáveis, empatia, autocontrole, perceptividade etc. Ou seja, evitar ou superar esses problemas depende de ter uma equipe com inteligência emocional.
Como desenvolver inteligência emocional no trabalho?
Pelo visto, desenvolver inteligência emocional no trabalho gera impactos muito positivos para empresa e para os colaboradores. Por isso, confira as melhores dicas para fazer colocar a IE em prática no seu negócio!
Apoie a autoconsciência
Uma das formas pelas quais a autoconsciência pode ser percebida é quando o colaborador assume seus erros e falhas. Entretanto, no ambiente de trabalho essa atitude tende a ser vista como fraqueza ou a gerar uma reação de culpabilidade.
Apesar de ser necessário responsabilizar os funcionários por situações que causam efeitos negativos, isso não deve se tornar uma razão para que eles escondam os problemas. Portanto, uma abordagem justa, que dê o devido peso ao que ocorreu e reconheça os esforços em consertar é fundamental.
Incentive a comunicação
A comunicação corporativa não é somente uma habilidade profissional, também é um processo. Assim, deve ser tratada em nível estratégico como tal. Na prática, fazer isso envolve oferecer canais adequados à realidade do negócio, criar espaços e momentos que facilitem as interações e reduzir quaisquer limitações institucionais que a atrapalhem.
Mais que investimento em tecnologias, o sucesso em incentivar as conversas produtivas no ambiente corporativo requer uma mudança de mentalidade sobre o quão positivas são essas trocas. Pois, delas é viável obter desde ideias inovadoras até a resolução de conflitos.
Dê o exemplo
A inteligência emocional no trabalho deve ser desenvolvida por todos, desde colaboradores até gestores, diretores e proprietários da empresa. Isso dá aos líderes a responsabilidade de serem um exemplo para colegas ou subordinados.
Na prática, é necessário apresentar equilíbrio, envolvimento, empatia, autopercepção, autocontrole e engajamento nas relações interpessoais, agindo ou reagindo com maturidade mesmo nas situações mais difíceis.
Promova formações
Ainda que as soft skills possam ser habilidades naturais em algumas pessoas, no geral elas precisam de uma base na qual os profissionais possam se amparar para trabalhar em seu desenvolvimento em prol da melhoria contínua.
Formações voltadas para entender e treinar essas competências devem fazer parte da educação corporativa, já que auxiliam a aperfeiçoá-las, facilitando o aprimoramento do colaborador, bem como gerando bons resultados para a empresa.
A inteligência emocional no trabalho é uma habilidade que responde às necessidades humanas mais complexas nesse ambiente, agindo sobre diversos problemas que impactam os resultados e os relacionamentos corporativos. Seus benefícios são tão amplos que colocam seu desenvolvimento como uma prioridade para as empresas.
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