Diante de um cenário altamente competitivo, cada vez mais o universo corporativo pressiona os profissionais para que se mantenham atualizados sobre os fenômenos que impactam o comportamento do cliente e o mercado de uma maneira geral. A gestão do conhecimento, diante deste contexto, se mostra como uma aliada na hora de aprimorar treinamentos e melhorar as habilidades técnicas da equipe.
Preparamos este post para ajudar você a entender o que é gestão do conhecimento e como promover essa abordagem na empresa. Confira agora!
O que é gestão do conhecimento?
Em termos simples, gestão do conhecimento é uma estratégia que consiste em administrar os ativos de conhecimento de uma empresa por meio de processos que ajudam a identificar, criar, renovar e aplicar as informações estratégicas no cotidiano da organização.
O conceito de gestão do conhecimento abrange uma infinidade de práticas, tecnologias e metodologias que têm como finalidade criar melhores condições para identificar, capturar, recuperar, integrar e compartilhar o conhecimento presente nas companhias.
Uma das características mais marcantes da gestão do conhecimento está no fato de que essa abordagem costuma ser multidisciplinar, ou seja, une todas as bases e fontes de informações relevantes da empresa para que os objetivos corporativos sejam alcançados por meio de boas práticas de uso do conhecimento.
Qual a importância da gestão do conhecimento?
Para você ter uma ideia do quão importante é a gestão do conhecimento no atual momento em que o mercado se encontra, essa metodologia tem o potencial para elevar a produtividade do negócio em até 40%, segundo um levantamento de dados da Ask Spoke.
Entre os inúmeros benefícios que a gestão do conhecimento proporciona, podemos citar:
- mantém o conhecimento organizacional;
- aprimora a comunicação organizacional;
- aumenta a produtividade;
- detém o conhecimento adquirido pelos colaboradores e evita que ele seja perdido com desligamentos eventuais;
- diminui o retrabalho;
- aumenta o engajamento dos colaboradores;
- traz inovação para os negócios por meio da colaboração constante;
- aprimora os processos de tomada de decisão e facilita o acesso a informações específicas;
- aumenta a satisfação do cliente, pois diminui o desencontro de informações.
Entre outras vantagens.
Como fazer a gestão do conhecimento na prática?
Agora que você já sabe o que é gestão do conhecimento e qual a sua importância, veja algumas dicas sobre como colocar essa abordagem em prática.
A gestão de conteúdo é uma forma otimizar as informações da empresa e melhor empregá-las de acordo com as necessidades do negócio. Para isso, é preciso fazer bom uso e administração dos ativos de conhecimento da companhia.
Outro ponto importante á a automação do fluxo de trabalho gerado pelos conteúdos produzidos, que deve ser acompanhado de perto para que toda informação seja categorizada e se torna acessível por todos os envolvidos.
É muito importante que as fontes de conhecimento sejam definidas e as informações sejam coletadas e armazenadas. O RH deve analisar as formas como esses dados podem ser incorporados à cultura organizacional e aplicados no dia a dia da empresa.
Feito isso, é preciso escolher os canais de divulgação do conhecimento, que podem ser:
- guias;
- manuais;
- palestras;
- treinamentos;
- redes sociais corporativas;
- plataformas de aprendizagem corporativa.
Como o Genie pode ajudar?
O Genie é uma plataforma desenvolvida especificamente para fomentar a gestão do conhecimento nas empresas. Seus recursos ajudam a promover a troca de informações importantes entre colaboradores, gestores e demais envolvidos no cotidiano da empresa.
Por meio de um ambiente de interativo de aprendizagem organizacional, os profissionais podem encontrar informações relacionadas a questões de trabalho, trocar e compartilhar conhecimentos, e tudo isso de maneira remota e eficiente.
Como você pôde ver, a gestão do conhecimento é uma estratégia cada vez mais adotadas por empresas com perspectiva de futuro e que desejam se manter competitivas em um cenário altamente acirrado, no qual a renovação das habilidades e expertises dos profissionais se mostra indispensável.
Quer saber mais sobre como o Genie pode contribuir com a gestão do conhecimento em sua empresa? Então, entre em contato com um de nossos especialistas para descobrir soluções perfeitas para suas necessidades!