Conhecimentos técnicos: entenda como o Genie pode ajudar

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Os conhecimentos técnicos são fundamentais para estruturar uma boa equipe de vendas, e sem isso, o seu time está fadado a perder oportunidades de conversão. Por isso, elaboramos este material completo para falar sobre o tema. O objetivo é destacar como uma plataforma LXP (Learning Experience Platform) pode elevar a competitividade da sua equipe no mercado.

Reunimos as principais curiosidades do assunto. Aqui, você entenderá por que o conhecimento técnico é tão importante para as vendas, por que as gestões devem investir nesse tipo de aprendizado e, por último e mais importante, como o Genie pode solucionar esse problema e alavancar os resultados da sua operação. Acompanhe!

Por que os conhecimentos técnicos são tão importantes para as vendas?

Uma das melhores formas de entender a importância desse tema é se colocando no lugar do consumidor. Certamente, você já passou por uma experiência desse tipo, quando estava em busca de algo para solucionar um problema e, ao interagir com o vendedor, acaba percebendo que você sabe tanto ou mais do produto do que a pessoa cuja função é ajudar.

O conhecimento técnico é um diferencial competitivo fundamental para o sucesso de um vendedor no mercado. E aqui, vale notar um detalhe muito importante: conhecimento técnico vai muito além de decorar a ficha de especificação, é também saber fornecer informações sobre formas de uso e benefícios.

Quando o vendedor tem essas informações bem definidas, ele consegue argumentar com calma e propriedade. O consumidor, por sua vez, fica satisfeito de encontrar alguém confiável para tirar suas dúvidas e ensinar curiosidades. O resultado é um potencial de conversão muito maior do que quando o vendedor não sabe o que responder ao consumidor.

E essa é uma percepção praticamente universal em qualquer modalidade de comércio, seja presencial, seja eletrônico. Presencialmente, esse tipo de situação, positiva e negativa, costuma acontecer em lojas de departamento, imobiliárias, farmácias e concessionárias, por exemplo. Eletronicamente, vendas por telefone ou internet produzem o mesmo efeito.

O vendedor deve saber do que está falando e conseguir responder com naturalidade, sem pedir tempo. Entretanto, quando demonstra que a resposta está sendo consultada, o cliente percebe que ele sabe tanto do produto quanto ele. É por isso que o conhecimento técnico é tão importante, pois evita percepções negativas, como o amadorismo e o despreparo.

Qual a importância de investir nesse tipo de aprendizado?

É importante investir em aprendizado adaptativo e conhecimento técnico por três razões fundamentais: facilita a negociação, reduz os riscos e aumenta a fidelização. Abaixo, explicamos cada um desses pontos em detalhes. Confira!

Facilita a negociação

Quanto maior o conhecimento técnico sobre o produto, maior a facilidade do vendedor em argumentar os pontos positivos, características e funcionalidades. Por essa razão, ter um conhecimento amplo sobre o leque de produtos e serviços é um critério fundamental para uma equipe de vendas de alta eficiência, que seja capaz de aproveitar toda boa oportunidade de conversão.

Reduz os riscos

O vendedor tem certa responsabilidade pela satisfação do consumidor. É trabalho desse profissional estimular a venda, mas isso deve ser feito com produtos ou serviços capazes de satisfazer o cliente, e não o frustrar por não solucionar seu problema. Com conhecimento técnico, os vendedores têm mais autoridade em avaliar as dores do consumidor e apresentar boas soluções.

Aumenta a fidelização

A esse ponto, a maioria das pessoas no mercado já sabe que é muito mais econômico preservar um antigo cliente do que conquistar um novo. O conhecimento técnico é uma das muitas formas de estimular a fidelização. Com uma equipe atualizada, prestativa e inteligente, você retém o consumidor pela qualidade da orientação nas interações de suporte e venda.

Como o Genie pode solucionar esse problema?

Caso não saiba, o Genie é a principal plataforma LXP do mercado brasileiro. A ferramenta oferece uma abordagem tecnológica e inteligente para o aprendizado adaptativo, o que garante uma prática eficiente de treinamento sobre todo o conhecimento corporativo da sua empresa. Com o Genie, é possível aprimorar os conhecimentos técnicos dos seus vendedores diariamente. A seguir, conheça alguns de seus benefícios.

Facilita a absorção de conhecimento

Por combinar inteligência artificial e gamificação, a plataforma consegue transferir conhecimento técnico de uma forma de fácil absorção, elevando a capacidade de retenção dos seus colaboradores. Por meio de quizzes intervalados, o Genie também elimina gaps de conhecimento, que são complicações na compreensão sobre diversos temas a respeito dos produtos e serviços. A gamificação estimula, por meio de um sistema de pontos e rankings, o engajamento com a ferramenta e a operação.

Eleva o ROI de treinamentos

Entre outros diferenciais importantes, o Genie também consegue elevar o ROI dos seus treinamentos. Com essa plataforma, você promove o melhor nível de educação corporativa disponível no mercado. Por adotar inteligência artificial e aprendizado de máquina, o Genie consegue avaliar a curva de aprendizado customizada para cada um dos colaboradores.

Afinal, as pessoas contam com diferentes potenciais, inclinações e velocidades de aprendizado. Por exemplo, colaboradores mais técnicos podem absorver mais rapidamente especificações técnicas do produto, enquanto os profissionais mais comunicativos podem visualizar mais rapidamente os casos de uso e aplicabilidade.

Fornece uma abordagem adaptativa

Para formar vendedores completos, sagazes tanto no lado técnico quanto prático, é preciso ensinar e testar esses conhecimentos em todos eles. Com a abordagem adaptativa do Genie, a plataforma promove quizzes adaptados ao aprendizado de cada funcionário, fazendo com que todos aprendam tudo de acordo com suas forças e vulnerabilidades.

Funciona como uma base de conhecimento

Outro destaque muito importante é que o Genie ainda funciona como uma base de conhecimento inteligente, que centraliza todo o conhecimento operacional da sua empresa, como a ficha técnica dos seus produtos e serviços, relatórios de persona, comunicação e o que mais for interessante para a sua gestão.

Monitora o desempenho dos colaboradores

Por último, e não menos importante, estão os aspectos de acompanhamento. O desempenho e engajamento dos colaboradores é monitorado pela plataforma, que produz relatórios gerenciais completos para acompanhar a evolução de todos.

Os conhecimentos técnicos são determinantes para alavancar os resultados da sua operação. Com uma ferramenta como o Genie, você consegue aprimorar ainda mais esses treinamentos, acelerando a qualificação das suas equipes e a conquista de resultados de vendas ainda mais elevados.

Agora que você tem uma noção completa sobre a importância dos conhecimentos técnicos, conheça os benefícios do Genie como uma plataforma de comunicação!

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