Com a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto começou a fazer parte da rotina de muitos profissionais. Mesmo com a flexibilização das medidas de distanciamento social, essa é uma tendência que veio para ficar em muitas empresas. Porém, existem desafios que precisam ser atacados para que o call center em home office tenha uma boa produtividade.
Afinal, para que o atendimento ao cliente ocorra sem problemas nesse modelo de trabalho, é preciso contar com boas soluções para a infraestrutura do call center, fluxos de trabalho bem-definidos e colaboradores preparados. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!
O maiores desafios do call center em home office
Entre as maiores vantagens do home office estão o aumento da motivação dos colaboradores: sem perder tempo no trânsito, com a rotina otimizada e mais tempo para o lazer, as equipes trabalham mais e melhor. Porém, para isso, o modelo de trabalho remoto precisa de planejamento e investimento. Afinal, existem desafios a serem superados, especialmente na fase de migração do modelo presencial para o home office. Entre os principais, estão:- infraestrutura — as questões técnicas impactam diretamente a qualidade do atendimento, incluindo desde os equipamentos e softwares utilizados até o acesso à internet, por exemplo;
- manutenção do foco — a mudança para o home office também exige a educação e a adaptação dos colaboradores para essa modalidade de trabalho, já que o ambiente diferente pode afetar a concentração nas tarefas;
- padronização de ações — sem a presença de colegas e supervisores ao lado, o colaborador pode não ter a quem recorrer caso tenha dúvidas sobre procedimentos, o que leva à despadronização de ações;
- comunicação — esse desafio se relaciona ao anterior. Com o call center em home office, as empresas precisam ter canais de comunicação para a troca de informações ágil, de forma a não comprometer a integração da equipe e o próprio atendimento ao cliente.