Aplicar a aprendizagem colaborativa em empresas é tanto um meio de fortalecer o negócio quanto um elemento para melhorar as relações interpessoais nesse ambiente. Afinal, seus benefícios e impactos para os relacionamentos criam uma cultura corporativa poderosa.
Nesse sentido, a capacidade de convivência e a cooperação são questões centrais para tornar o investimento nessa abordagem educacional um trunfo. Pois, no final das contas, os ganhos incluem desde o crescimento do capital intelectual do empreendimento até o desenvolvimento de novas soluções.
Entenda os motivos para adotar esse modelo e muito mais neste conteúdo!
O que é aprendizagem colaborativa?
Trata-se de uma abordagem ao processo educacional, aplicável tanto no ambiente escolar quanto no corporativo, que, por meio do incentivo à interação, colaboração e participação dos envolvidos, promove um desenvolvimento conjunto.
Com essa metodologia, os colegas contribuem uns com o aprendizado dos outros. Desse modo, a dinâmica do grupo precisa permitir trocas de ideias e experiências focadas na construção coletiva do conhecimento.
Na prática, esse modelo é ativo, investigativo, interativo e cooperativo. No entanto, depende da implementação de um bom sistema para que os participantes tenham acesso a informações e ferramentas que ajudem em seu progresso.
Quais são seus diferenciais em relação às metodologias tradicionais de ensino?
A aprendizagem colaborativa apresenta benefícios que a diferem dos modelos tradicionais de ensino. Veja a seguir quais são esses diferenciais e descubra os ganhos que essa metodologia promove!
Estimula o trabalho em equipe
O trabalho é uma atividade social, que envolve, em maior ou menor nível, algum tipo de interação, não é mesmo? Entretanto, construir algo em conjunto ou chegar a um consenso nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando há muitas visões conflitantes.
Ainda que esses desafios também se apresentem durante o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, por se tratar de um modelo interativo, essa metodologia contribui para superá-los, uma vez que:
- engaja os envolvidos para atuarem em equipe em prol de objetivos comuns;
- apresenta a possibilidade de todo mundo sair ganhando;
- cria espaços para a participação de todos.
Promove uma aprendizagem compartilhada
A construção do conhecimento coletivo e do capital intelectual de uma empresa são meios eficientes de garantir a manutenção desde a qualidade até a efetividade nas atividades corporativas.
A aprendizagem compartilhada se posiciona nesse sentido como a melhor opção para promover isso, uma vez que oportuniza a todos os envolvidos o acesso às mesmas informações, experiências e ferramentas para construírem um entendimento em conjunto.
Nesse contexto, essa abordagem ainda possibilita o desenvolvimento de soft skills voltadas às relações interpessoais, auxiliando os participantes a lidarem com pontos de vista diferentes e gerando vínculos entre eles apesar disso.
Amplia interação entre os participantes
Uma maior interação entre os membros da equipe tem efeitos muito positivos no ambiente de trabalho, certo? Afinal, ela aprimora a comunicação interna, melhora os relacionamentos interpessoais e cria um sentimento de pertencimento.
Para tanto, a aprendizagem colaborativa contribui ao gerar oportunidades e, até mesmo, a necessidade de que essas trocas ocorram de forma produtiva. Ou seja, impulsiona os contatos e relações.
Fomenta a proatividade
Ser proativo é uma característica primordial no ambiente de trabalho hoje em dia, não é? Porém, algumas limitações pessoais, como medo de errar ou baixa autoestima, podem atrapalhar esse tipo de tomada de ação pelos profissionais.
Os processos que compõem a aprendizagem colaborativa acabam se tornando um treinamento para superar essas barreiras. A liberdade e a autonomia proporcionadas durante suas atividades permitem que os envolvidos passem a se sentir confiantes nessas situações.
Cria uma cultura colaborativa
No mercado atual, crises e dificuldades são recorrentes. Entretanto, muitas dessas situações desafiadoras têm maior probabilidade de serem resolvidas se a equipe trabalhar em conjunto.
No processo de aprendizagem colaborativa, o senso de cooperação está sempre presente, sendo uma parte natural das relações. Quando esse modelo educacional está inserido na realidade corporativa, essa atitude chega ao dia a dia profissional, passando a compor a cultura empresarial.
Incentiva o aprendizado prático
Muitos dos treinamentos e capacitações profissionais são limitados à teoria, dificultando sua aplicação no cotidiano dos trabalhadores. Além disso, nesse caso o próprio aprendizado é mais lento se comparado a modelos práticos.
Assim, a abordagem colaborativa, por ser interativa e dinâmica, facilita a compreensão de como aplicar conceitos na realidade. Sem contar que também agiliza o progresso do desenvolvimento dos participantes.
Leva ao surgimento e uso de novas soluções
Outro diferencial que tanta praticidade e interatividade gera é a descoberta de novas soluções. Ferramentas inovadoras podem ser criadas ou melhor utilizadas no contexto do processo de aprendizagem colaborativa e chegar às empresas com facilidade.
Em um ambiente tão tecnológico quanto o atual, em que as atividades corporativas, comerciais e pessoais estão passando pela transformação digital, o desempenho empresarial tem muito a ganhar com isso.
Opções que ampliam agilidade, produtividade e qualidade das tarefas são só alguns exemplos do que tem potencial de surgir a partir dessa abordagem educacional menos tradicional.
Quais são as principais vantagens de escolher uma parceria com a Genie para isso?
A tecnologia está presente no cotidiano para facilitar interações e transações. Isso não seria diferente quando se trata de aprendizagem. O Genie é uma plataforma LXP que favorece a construção do conhecimento empresarial de forma coletiva, ao permitir que tanto colaboradores quanto gestores publiquem conteúdos, perguntas e respostas sobre situações aplicadas.
Como meio para criar um processo de educação e comunicação corporativa eficaz, essa ferramenta conta com diversas funcionalidades que representam vantagens para as empresas que escolhem investir nessa parceria. Tais como:
- intuitividade que facilita o uso;
- inteligência artificial e algoritmos para otimizar processos;
- gerenciamento de conteúdo visando evitar distorções de interpretação;
- gamificação capaz de engajar e estimular a participação da equipe;
- indexação de vídeo a fim de agilizar o acesso a informações.
Investir no modelo de aprendizagem colaborativa em treinamentos e capacitações profissionais é uma maneira de obter diversas vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Mais que isso, quando associada ao ambiente corporativo, essa abordagem extrapola seus diferenciais, levando-os para o dia a dia de trabalho e facilitando o desenvolvimento do capital intelectual do negócio.
O que você acha de contar com ferramentas tecnológicas como o Genie para promover o aprendizado organizacional? Comente e compartilhe a sua opinião!