Uma das características marcantes no mercado de trabalho moderno é a constante busca por conhecimento, visto que a transformação digital faz o mundo evoluir em um ritmo jamais visto antes. Para se manterem atualizados, é muito importante que os profissionais tenham capacidade de aprendizagem autônoma.
No entanto, a organização tem um papel fundamental diante deste contexto: fornecer as ferramentas e recursos necessários para que a equipe possa, por conta própria, aprender sobre novos assuntos e reciclar alguns de seus conhecimentos já existentes.
Preparamos este post para que você entenda um pouco mais sobre o que é aprendizagem autônoma e como incentivar essa cultura dentro de sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!
O que é aprendizagem autônoma?
Em termos simples, aprendizagem autônoma é a capacidade de uma pessoa em, por conta própria, aprimorar habilidades já existentes ou de adquirir conhecimentos a respeito de assuntos que sejam de seu interesse, procurando materiais de estudo variados (como cursos livres, graduações, livros, podcasts, vídeos etc).
No contexto corporativo, a aprendizagem autônoma acontece quando um profissional toma a iniciativa de adquirir conhecimento por meio da participação em palestras ou eventos, realizando cursos e, dependendo do caso, usufruindo dos materiais de estudo fornecidos pela própria organização, o que é comum em empresas que investem em ambientes LXP.
Como incentivar a aprendizagem autônoma na empresa?
Agora que você já sabe o que é aprendizagem autônoma, mostraremos uma série de práticas sobre como incentivar esse conceito na cultura organizacional da empresa. Veja a seguir!
Oriente os colaboradores
Uma das características marcantes da aprendizagem autônoma é o fato de que o colaborador é responsável por escolher as metodologias ou recursos de ensino que mais lhe atendam ao seu perfil.
O papel da organização, diante disso, é orientar a equipe e deixar que os profissionais recebam os conteúdos de forma passiva, mas que possam ser ativos na forma como decidem estudar. Em outras palavras: estimule os colaboradores a terem autonomia para aprender.
Troque feedbacks
Ter uma cultura de troca de feedbacks bem estabelecida na organização traz uma infinidade de vantagens a todos os envolvidos no cotidiano corporativo. Uma dessas vantagens está no fato de que a comunicação transparente entre colaboradores e gestores é uma das estratégias para impulsionar a aprendizagem autônoma.
Afinal, é importante que a gestão da empresa saiba como os profissionais estão recebendo os conteúdos e tenham como avaliar o desempenho da metodologia. Assim, podem fazer os ajustes necessários para garantir o sucesso do aprendizado no ambiente corporativo.
Tenha a tecnologia como aliada
Como falar sobre aprendizagem autônoma sem citar a tecnologia, não é verdade? Atualmente, o conhecimento está literalmente nas palmas das mãos de qualquer pessoa com um smartphone e acesso à internet. As gerações mais recentes, sequer imaginam como é dúvida sobre um assunto por muito tempo.
No universo corporativo não poderia ser diferente. Hoje em dia, existem inúmeros recursos tecnológicos que podem fomentar a aprendizagem autônoma nas empresas, como plataformas de LXP, ambientes de aprendizado digitais, Gamificação e muito mais.
O grande benefício de contar com o auxílio de ferramentas inovadoras, no contexto da aprendizagem autônoma, é a flexibilidade garantida aos colaboradores, que podem se organizarem para estudarem no momento que mais for adequado às suas agendas.
Como o Genie pode ajudar?
O Genie é uma plataforma de ensino de uso fácil e intuitivo, no qual gestores e colaboradores da empresa têm autonomia para publicar e encontrar materiais e conteúdos relevantes a qualquer hora e de qualquer lugar. Ou seja, tudo o que a organização precisa para fomentar a aprendizagem autônoma em uma única ferramenta.
Entre as funcionalidades e benefícios que o Genie pode oferecer para possibilitar a aprendizagem autônoma, podemos citar:
Gestão de conteúdos em um só lugar
Por oferecer recursos de gerenciamento de todos os conteúdos em um único ambiente digital, o Genie permite que qualquer profissional da equipe tenha autonomia para aprender sobre assuntos relevantes de acordo com suas funções ou interesses. Afinal, todo o material armazenado no banco de dados do sistema é facilmente acessível.
Além disso, uma das grandes vantagens dessa característica do Genie é que ele evita distorções de interpretação, como interpretações particulares ou entendimentos tendenciosos, por parte um determinado colaborador ou gestor. E isso garante muito mais precisão e eficiência na aprendizagem autônoma.
Interação com a plataforma de aprendizagem
Por promover a aprendizagem autônoma, o ambiente LXP do Genie conta com recursos interativos no qual o colaborador pode aprender de maneira muito mais dinâmica, além do fato de que é possível interagir com outros profissionais, o que também aumenta o engajamento das equipes.
Esse sistema abrange margem para discussão de conteúdos, debate de ideias ou esclarecimento de dúvida, seja por meio de fóruns, chats ou espaços digitais em geral. Dessa maneira, além de ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem autônoma, também é uma plataforma de interação.
Experiência com foco no usuário
O ambiente LXP do Genie possibilita que o colaborador escolha o material que deseja estudar, levando em consideração uma grande variedade de formatos de conteúdos e assuntos diversos, como artigos, vídeos, testes e muito mais. A plataforma também permite que o usuário organize suas próprias listas de conteúdos, que deseje se aprofundar ou rever.
Além disso, seus recursos tecnológicos, como a presença Inteligência Artificial e algoritmos, além da possibilidade de capacitação da equipe diretamente no local de trabalho (sem necessidade de deslocamentos), são recursos do Genie que contribuem com a melhoria na experiência de aprendizagem autônoma.
Como você pôde conferir, aprendizagem autônoma é um abrangente conceito de busca por conhecimento no qual o profissional é responsável por seu próprio processo de aprendizado. A empresa, por sua vez, tem a responsabilidade de não apenas fornecer as ferramentas adequadas, como uma plataforma de LXP, mas também de fomentar essa cultura em suas estratégias de gestão de pessoas.
Quer saber mais sobre como o Genie pode contribuir com a implementação de uma cultura de aprendizagem autônoma em sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas para que possamos apresentar as melhores soluções em aprendizado corporativo!