Em tempos de transformação digital, um dos grandes desafios do RH é a realização de uma gestão de pessoas focada em resultados, altamente produtiva e capaz de acompanhar a evolução do mercado sem se prender à burocracia dos processos. Dito isso, a Adhocracia é uma alternativa excelente para empresas que desejam acompanhar essa realidade.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é Adhocracia, quais as suas características mais marcantes, como funciona na prática e quais suas vantagens . Continue a leitura para saber mais sobre essa inovadora metodologia!
O que é Adhocracia?
Em suma, Adhocracia é a ação de desburocratizar processos corporativos por meio do estímulo coletivo. Ou seja, o conceito baseia-se na premissa de que, a união de diferentes competências, expertises e formações de um conjunto de profissionais, dentro do ambiente organizacional, é capaz de encontrar melhores soluções do que os procedimentos trabalhistas tradicionais.
A principal finalidade da Adhocracia é identificar resultados organizacionais rápidos e eficientes, pois o método consiste em deixar o comodismo de lado e “pensar fora da caixa”, substituindo antigos padrões que demandam tempo e energia desnecessários, por respostas simplificadas e instantâneas, conforme os objetivos e necessidades de cada empresa e contexto.
Quais as características da Adhocracia?
A Adhocracia tem um formato muito característico de atuação. Veja a seguir quais são os pontos que mais destacam nessa metodologia:
- trabalho não burocrático;
- descentralização de poder;
- concentração na solução de um mesmo e único objetivo;
- maior liberdade de trabalho;
- estrutura organizacional;
- equipes temporárias e autônomas;
- mais inclusão no ambiente de trabalho;
- criação e inovação de soluções para os problemas da empresa e/ou de clientes;
- alto custo para iniciar a prática do método;
- a equipe de trabalho faz todo o controle e coordenação.
Como funciona a Adhocracia na prática?
No cotidiano da empresa, a aplicação de Adhocracia na cultura organizacional consiste em, por meio de práticas pontuais, revolucionar a maneira como os colaboradores enxergam os processos operacionais.
Para isso, há uma mudança no sistema de hierarquias da empresa, ao criar uma estrutura focada na resolução de problemas específicos, o que, muitas vezes, em outros formatos de estrutura não há como garantir a velocidade necessária.
Além disso, a premissa da Adhocracia é formar grupos multidisciplinares ou não fixos, de modo que seja possível unir as habilidades e conhecimentos necessários para cada demanda específica, em tempo hábil, com garantia de eficiência e, é claro, com total desburocratização dos processos.
Quais as vantagens da Adhocracia?
Entre as vantagens da Adhocracia, podemos citar o fato dessa metodologia estimular a criatividade entre os membros da equipe, incentivar a inovação e fomentar a capacidade de adaptação, conforme o contexto.
Além do mais, o método contribui para que os processos sejam concluídos de maneira rápida e sem abrir mão da qualidade e bom desempenho, podendo realizar ajustes nas atividades sempre que necessário.
Como você pôde conferir, a Adhocracia é um método de gestão de pessoas focado na inovação, descentralização da autoridade e no trabalho colaborativo entre a equipe. Muitas empresas têm investido nessa tática devido à sua versatilidade e alta capacidade de alcançar resultados, mesmo com equipes enxutas.
Quer acompanhar todos os materiais informativos, dicas e novidades postadas em nossos canais de comunicação? Então, assine agora a nossa newsletter para receber os conteúdos da MicroPower diretamente em seu e-mail