Quando o assunto é desenvolvimento corporativo, existem alguns indicadores de gestão de pessoas que fazem a diferença no acompanhamento do quadro de profissionais e na melhoria da produtividade interna.
Afinal, com o acesso a dados relevantes, é possível identificar quais são os pontos fortes da empresa, no que diz respeito à gestão de pessoas, e continuar os melhorando. Ao mesmo tempo, as fraquezas podem ser observadas também, apontando a necessidade de remodelar o planejamento para evitar a incidência de problemas internos no negócio.
Neste post, apresentaremos 4 indicadores de gestão de pessoas essenciais para garantir um bom desenvolvimento corporativo. Acompanhe e saiba o que observar na empresa!
1. Taxa de produtividade
Saber se as medidas adotadas na rotina da empresa estão gerando uma boa produtividade é um passo importante. Quando isso não acontece, é sinal de que alguma ideia do planejamento não foi bem aplicada ou que é necessário investir mais no treinamento do pessoal.
Para mensurar a produtividade interna de um negócio, é preciso considerar alguns fatores, como:
- tempo de produção;
- custo de produção;
- qualidade dos serviços;
- satisfação do público;
- satisfação dos profissionais.
A partir dessas informações, é possível observar se o tempo e o custo de produção são favoráveis à lucratividade do negócio ou se podem ser otimizados. Além disso, é preciso considerar se a qualidade dos serviços é o suficiente para deixar os clientes satisfeitos e se os colaboradores não se sentem sobrecarregados na rotina.
A razão entre a satisfação interna e externa pelo tempo e o custo de produção é capaz de indicar a produtividade interna. Quanto mais próxima de 1, maior é a necessidade de otimização dos processos, pois os gastos são praticamente equivalentes aos ganhos.
2. Índice de satisfação
Falando no índice de satisfação interna e externa, é possível analisá-lo por si só ou junto a outros fatores, como visto. Isoladamente, esse indicador pode ser obtido por meio de pesquisas entre os clientes e os colaboradores.
Questões objetivas, que podem ser respondidas com uma nota, por exemplo, ajudam a obter um resultado quantitativo. Dessa maneira, é mais fácil realizar análises estatísticas e encontrar um índice numérico para a satisfação interna e externa. Quanto maior for esse valor, mais felizes os colaboradores estão em trabalhar no local ou os clientes estão em fechar negócio com a empresa.
3. Índice de rotatividade
Conhecido também pelo nome de turnover, esse é o índice que mostra o quanto os profissionais entram e saem da empresa. Quando esse indicador é muito alto, significa que o negócio não está conseguindo reter os talentos, e isso pode gerar custos com processos demissionais e admissionais.
Por esse motivo, para garantir uma gestão de pessoas eficiente, é importante manter um baixo índice de rotatividade. Benefícios de carreira, reconhecimento profissional e possibilidade de crescimento na empresa são fatores que influenciam os colaboradores a permanecerem no emprego.
4. Eficiência de aprendizagem
Os treinamentos são muito importantes para alinhar o trabalho dos colaboradores com as expectativas da empresa. Para mensurar se a capacitação realizada com os profissionais está adequada, é possível utilizar um indicador de eficiência de aprendizagem.
Comparar os resultados antes e depois das capacitações, analisar se houve um aumento da produtividade após os treinos e perguntar aos próprios profissionais o que consideram ter aprendido são estratégias que permitem avaliar o retorno sobre o investimento em treinamentos.
Para acompanhar esses indicadores de gestão de pessoas, vale a pena ter a tecnologia como aliada. Softwares de automatização podem computar esses dados rapidamente e gerar relatórios que ajudam na tomada de decisão para o desenvolvimento corporativo. Esses sistemas podem ser aproveitados, até mesmo, para o aprendizado e a melhora de desempenho das equipes. Basta conhecer ferramentas inteligentes e usar as melhores soluções a seu favor.
Este artigo foi interessante para você? Então, aproveite a oportunidade e compartilhe a lista de indicadores de gestão de pessoas nas redes sociais!