Gestão do conhecimento: descubra o que é e como fazer na prática

gestão

A gestão do conhecimento é uma das principais formas de inovar e obter melhorias em uma empresa. Afinal, essa é uma estratégia que agrega às experiências do negócio ao longo de sua existência. Ela viabiliza progressos, por meio do conjunto de vivências da equipe e informações externas.

Para que você possa usufruir dessas vantagens no seu empreendimento, preparamos este conteúdo sobre o assunto. Confira e veja como colocar em prática!

O que é e como funciona a gestão do conhecimento nos negócios?

Trata-se da adoção de ações, metodologias, tecnologias e estratégias voltadas para a administração do conhecimento que já existe ou que se deseja alcançar em uma organização, visando o seu desenvolvimento. Assim, seu funcionamento é um processo sistemático que envolve as tarefas de:

  • identificar e analisar tanto a disponibilidade quanto as necessidades;
  • capturar, construir e renovar o conhecimento na corporação;
  • aplicar essas competências na prática, transformando informações em atividades e procedimentos;
  • integrar, melhorar o acesso e compartilhar esses dados com toda a empresa.

Qual é a sua importância e suas vantagens para as empresas?

A importância da gestão do conhecimento é facilmente identificada quando se analisa os efeitos da ausência dessa estratégia em um negócio. Pois, representa perdas quanto ao aproveitamento de oportunidades, maximização dos resultados ou minimização dos riscos.

Além disso, é a partir dela que a construção de soluções, a inovação e a superação de desafios se tornam viáveis. Portanto, se realizada de maneira eficiente e assertiva, oferece vantagens, como:

  • aprimora os processos, gerando melhorias;
  • elimina redundâncias e falhas operacionais;
  • aumenta a produtividade, a eficiência e o desempenho da equipe;
  • amplia a colaboração, a troca de informações e a transparência;
  • promove a redução de custos;
  • valoriza o capital intelectual da empresa para engajar e satisfazer os funcionários;
  • torna a tomada de decisão mais coerente, efetiva, assertiva e segura;
  • apoia o desenvolvimento dos colaboradores;
  • retém o conhecimento organizacional, o que minimiza a dependência de pessoal;
  • otimiza os treinamentos e diminui dúvidas no dia a dia;
  • eleva a capacidade competitiva e os resultados empresariais.

Como colocar a gestão do conhecimento corporativo em prática?

Com toda essa capacidade de contribuir para o progresso das empresas, a gestão do conhecimento deve ser uma prática diária. Para tanto, algumas ações a serem tomadas na sua implementação são:

  • conhecer os colaboradores que atuam como influenciadores para alinhar os fluxos de informações;
  • lançar mão da inteligência competitiva, a fim de monitorar o mercado e garantir a aquisição de informações relevantes para a competitividade do negócio;
  • incentivar a troca de experiências entre funcionários, permitindo o desenvolvimento de habilidades a partir do próprio time;
  • treinar a equipe como meio de aumentar a retenção de novos conhecimentos;
  • acompanhar as formações e a evolução do grupo de trabalho por meio de métricas;
  • utilizar a gamificação para engajar os participantes nas atividades que visam ampliar competências;
  • adotar a educação corporativa com a finalidade de estruturar os processos de ensino-aprendizagem internos;
  • criar uma cultura organizacional que busque essas ações ativamente.

Quais são as tecnologias que auxiliam na gestão do conhecimento nas organizações?

Outra ação fundamental para que a gestão do conhecimento realmente aconteça na empresa é a adoção de ferramentas tecnológicas capazes de viabilizar os processos de construção e troca de informações. As principais são:

  • ambientes virtuais de trabalho para unificar operações, facilitar consultas e acompanhamentos;
  • soluções de Big Data Analytics e Business Intelligence, a fim de obter insights ou renovar dados de negócio;
  • aplicativos de comunicação que promovam a colaboração entre funcionários;
  • bases de consulta que possibilitam o armazenamento e acesso a procedimentos para eliminar dúvidas pontuais;
  • plataforma LXP para a publicação e busca de vídeos e conteúdos relevantes, servindo de apoio à educação corporativa no formato mobile.

A gestão do conhecimento parece distante da prática corporativa. Entretanto, é uma das maneiras mais eficazes de obter vantagens, melhorias, inovações e diferenciais nos negócios. Afinal, é o capital intelectual da empresa que resolve problemas e percebe oportunidades.

Que tal se inteirar sobre uma plataforma LXP que auxilia na gestão do conhecimento? Conheça o Genie e descubra todas as suas funcionalidades para favorecer sua empresa


Compartilhe