Comunicação interna: 4 dicas melhores dicas para otimizá-la

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Não importa o segmento em que a empresa atue ou modelo de negócios que adote, a comunicação interna ainda é um desafio. Afinal, fazer o time se entender, ficar alinhado com os objetivos e valores corporativos, bem como evitar ruídos, depende da constante otimização desses processos.

Para ajudar com a comunicação interna no ambiente corporativo, listamos 4 dicas práticas e outras informações úteis. Confira e aproveite!

O que é comunicação interna?

Trata-se de um conjunto de ações e estratégias aplicadas no dia a dia da organização para facilitar a troca de mensagens entre os envolvidos — líderes e colaboradores — relacionadas às atividades corporativas, visando:

  • alinhar as práticas aos valores e objetivos da empresa;
  • garantir a plena compreensão da realidade do negócio;
  • levar ao conhecimento dos interessados informações relevantes e necessárias para o andamento do empreendimento;
  • construir fluxos e canais para o diálogo contínuo;
  • promover aproximação e colaboração entre setores;
  • criar e fortalecer relacionamentos internos;
  • disseminar e difundir a cultura organizacional;
  • transmitir os conhecimentos retidos e educar os funcionários;
  • evitar mal-entendidos.

Por que ela é tão importante no ambiente corporativo? 

A comunicação interna é a base para o progresso das operações e para o desenvolvimento de soluções inovadoras nos negócios. É de suma importância e quando bem aplicada influencia na promoção de clima, cultura e ambiente corporativo positivos, o que gera benefícios, como:

  • melhoria da produtividade e do desempenho;
  • aumento do engajamento e da motivação;
  • qualificação dos processos de trabalho;
  • maior integração de novos funcionários com a empresa;
  • diminuição da rotatividade e do absenteísmo.

Quais as principais ações para otimizar a comunicação interna? 

Diante da possibilidade de impactos tão positivos nos negócios, a comunicação interna precisa ser otimizada constantemente para alcançá-los. A seguir, veja 4 dicas de boas práticas para isso!

1. Garanta clareza e precisão

A capacidade de transmitir informações é a base para que os efeitos desejados se efetivem. Isso implica em trabalhar desde a forma como está se expressando até o entendimento do ouvinte. Portanto, clareza e precisão são indispensáveis.

2. Facilite o contato entre os departamentos

Para que áreas diferentes troquem ideias e construam um entendimento comum, é preciso reduzir a burocracia que as afasta, eliminando barreiras que atrasem ou acrescentem outras visões desnecessárias ao processo de comunicação.

3. Use diferentes canais 

O meio de comunicação é tão impactante quanto a linguagem para a plena compreensão de uma mensagem. Assim, a disponibilidade de uma variedade de canais para os diversos usos empresariais auxilia na comunicação interna. Algumas opções nesse sentido são:

  • intranet corporativa;
  • e-mail;
  • redes sociais internas;
  • bases de consulta;
  • plataformas de conteúdos e vídeos;
  • aplicativos de mensagem.

4. Crie ações de relacionamento

O relacionamento entre os colaboradores se constrói a partir de ações que incentivem e viabilizem esse convívio. Dessa maneira, eventos, comemorações e reuniões sociais são ótimas opções para aproximar o time.

Qual é o papel da tecnologia na comunicação?

Como visto, ferramentas e recursos estão sendo cada vez mais usados, como também soluções tecnológicas, tanto na comunicação interna quanto na construção do conhecimento corporativo. Por isso, é importante contar com as opções tecnológicas certas para cada finalidade. Afinal, ao fazerem o papel de canal, elas são capazes de:

  • promover o compartilhamento de conteúdos;
  • permitir a moderação de informações;
  • auxiliar na busca por respostas; 
  • viabilizar o treinamento e desenvolvimento da equipe (T&D);
  • oportunizar contatos e colaborações;
  • possibilitar acesso em qualquer lugar ou horário;
  • monitorar e gerir os processos envolvidos.

A comunicação interna é uma das chaves para obter um negócio de sucesso, uma vez que ela influencia positivamente aspectos tão relevantes para a performance da equipe, como clima, cultura e ambiente corporativos. Além disso, é a base para o bom andamento das operações. Portanto, deve ser otimizada continuamente.

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