Amplamente conhecido como uma abordagem de aprendizagem online, na qual o conhecimento é transmitido por meio de “microdoses” de curta duração, o microlearning tem se mostrado como um excelente aliado da aprendizagem social.
O fato é que o microlearning já é uma realidade presente em ambientes corporativos, escolas, universidades e até mesmo em nossas vidas pessoais. Por meio de aulas que utilizam recursos tecnológicos, linguagem simples e elementos multimídia, o aprendizado se torna muito mais dinâmico, lúdico e eficiente.
Com base neste contexto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é microlearning, quando ele pode ser usado, quais seus benefícios e como aplicá-lo. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo!
O que é microlearning?
Em termos simples, microlearning é uma estratégia de aprendizagem que acontece no ambiente digital por meio de pequenas atividades de conhecimento, isto é, ações de curta duração, como consta no próprio termo (micro). A metodologia, na prática, consiste em oferecer fragmentos de conteúdo que possam ser compreendidos em poucos minutos, cujo foco é um objetivo de ensino específico.
Para tornar esse tipo de aprendizagem viável, as aulas contam com diversos recursos multimídia e linguagem simples, o que torna os conteúdos mais lúdicos, dinâmicos e de fácil entendimento para os usuários, que podem ser alunos de uma escola, universidade ou curso de formação técnica, bem como colaboradores de uma empresa.
Para que serve o microlearning?
A finalidade do microlearning é contribuir para que os usuários compreendam mais facilmente as questões que precisam aprender em relação ao ambiente em que estão inseridos ou que desejam integrar, por exemplo, os processos cotidianos e os desafios de uma empresa ou formação acadêmica.
A premissa consiste em conduzir experiências de aprendizagem focadas em objetivos específicos, evitando que o usuário desperdice tempo e energia com assuntos que já domina. Isso não quer dizer que o conteúdo sofre “cortes” ou é superficial, mas sim que o mecanismo de ensino é mais eficiente e de fácil entendimento para quem estuda.
Quando vale a pena usar o microlearning?
Agora que você já sabe o que é microlearning e para que serve, mostraremos alguns dos ambientes mais comuns em que essa metodologia de aprendizagem está inserida.
Empresas
O microlearning já é uma realidade presente no universo corporativo e, depois da pandemia de Covid-19, acabou se tornando ainda mais popular devido às suas características, que fomentam o crescimento profissional e otimizam o aprendizado a distância
Seu formato é perfeito para se enquadrar nas rotinas operacionais das empresas, pois permite o treinamento corporativo, evitando que os profissionais tenham sua produtividade e tempo livre impactados negativamente, já que não afeta suas tarefas diárias.
Inclusive, 58% dos colaboradores apresentam mais disposição para usar plataformas de gestão de aprendizagem (LMS) se os materiais ali inseridos estiverem em conformidade com o método do microlearning (simples, curtos e objetivos), de acordo com um levantamento de dados da Software Advice.
Escolas
A transformação digital chegou para toda a sociedade, e isso inclui o ambiente escolar, que, hoje, passa por uma das maiores transições nos formatos de ensino adotados. A sala de aula tradicional, com professor e alunos, agora conta com mais autonomia e modernidade, graças à educação a distância (EAD), que disponibiliza materiais complementares aos estudantes e oferece todo o suporte necessário.
Diante de um panorama de reformulação nos formatos de aprendizagem, o microlearning se mostra como uma excelente alternativa para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula, pois permite que assuntos sejam introduzidos para, posteriormente, serem abordados nos encontros presenciais, o que também ajuda a despertar a sede por conhecimento dos alunos em relação a temáticas específicas.
Vida pessoal
Atualmente, cerca de 82,7% dos brasileiros têm acesso à internet e utilizam o ambiente digital para fazer compras, acessar redes sociais, consumir entretenimento e estudar, de acordo com uma pesquisa do IBGE.
Esse cenário tem sido ideal para o uso de técnicas de microlearning. Para que você tenha uma ideia, até mesmo o recurso do Reels (Instagram) tem sido usado como plataforma de aprendizagem virtual por influenciadores digitais e empresas que desejam transmitir pequenas doses de conhecimento, seja por meio de pílulas de informação, seja por meio de webséries.
Como o microlearning impacta a aprendizagem social?
Como você pôde ver até aqui, o microlearning é um mecanismo versátil para fomentar o aprendizado dentro e fora das empresas e das escolas. Além disso, a metodologia oferece uma série de benefícios que impactam a aprendizagem social, tais como:
- melhora o engajamento;
- oferece um ensino personalizado;
- facilita a gestão de performance de aprendizado;
- traz conteúdos mais acessíveis;
- possibilita o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar;
- aumenta a produtividade e a motivação no ambiente de trabalho.
Além disso, facilita a manutenção dos conhecimentos, já que as plataformas de gestão de aprendizagem permitem que os conteúdos sejam atualizados, inseridos, removidos ou substituídos de maneira rápida e intuitiva.
Como adotar o microlearning?
Primeiramente, é preciso definir quais objetivos a empresa ou ambiente de aprendizagem deseja atingir com o microlearning. Quais são as necessidades do time de profissionais? Quais conhecimentos precisam ser atualizados? Quais processos devem ser aprimorados com a capacitação?
Ao refletir sobre esses pontos, é preciso dividir os temas em conteúdos menores, de modo que cada microdose de conhecimento solucione um determinado problema educacional dos membros da equipe. Então, é importante que essas informações sejam apresentados de maneira clara, objetiva e interessante.
Lembrando que é importante evitar a produção de conteúdos muito extensos e que, provavelmente, exigirão maior concentração dos colaboradores. Além disso, é preciso adotar ferramentas que facilitem o processo de aprendizagem e o tornem mais flexível, como uma boa plataforma de gestão de conhecimento a distância. Assim, os conteúdos poderão ser disponibilizados, acessados e baixados a qualquer hora e em qualquer dispositivo.
Para concluirmos, vale lembrar que, para usufruir de todos os benefícios que o microlearning oferece, é preciso contar com uma plataforma rica em recursos de aprendizagem, interface intuitiva e de fácil utilização por parte dos usuários, como o Genie.
Quer descobrir como o ambiente de aprendizado pode ser beneficiado com os recursos oferecidos pela plataforma Genie? Então, acesse nosso site para saber mais!