O treinamento personalizado se destaca por se adaptar às demandas específicas da empresa e às necessidades dos seus colaboradores. É, também, uma forma de tornar o aprendizado fluido e ativo por meio de uma abordagem dinâmica dos conteúdos.
Entretanto, a maior vantagem desse tipo de treinamento corporativo é a exclusividade, uma vez que os materiais são desenvolvidos especificamente para o empreendimento. Os cursos padronizados são relevantes, mas não contribuem significativamente para a competitividade, pois entregam o mesmo conhecimento para várias empresas.
Os benefícios, porém, não param por ai. Neste artigo, explicamos os diferenciais dos treinamentos personalizados e a melhor forma de implementá-los. Continue a leitura para conferir!
Por que os treinamentos personalizados são tão importantes?
Manter-se atualizada e competitiva no mercado se tornou um tremendo desafio para as empresas. O ritmo com que conceitos e práticas são transformados na sociedade nunca foi tão intenso, e absorver todo esse imenso universo de informações se tornou uma tarefa impossível.
Por isso, é fundamental segmentar, ou seja, estabelecer um horizonte no qual o negócio e seus colaboradores possam seguir. A questão é que esse horizonte pode variar muito de uma empresa para outra e, por mais que as tendências sejam relevantes, é necessário construir conhecimentos e estratégias únicas para se destacar no mercado.
Os treinamentos personalizados são desenhados de acordo com as necessidades e objetivos de cada organização, o que não só o torna focado e exclusivo, como permite uma melhor integração entre o conhecimento, o trabalho e os valores do negócio.
No entanto, é importante que essa personalização também contemple os profissionais da empresa e suas particularidades, de forma que cada um deles possa se desenvolver a seu modo. Esse ambiente de educação corporativo altamente dinâmico é a chave para uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho.
Como o Microlearning favorece esse tipo de aprendizagem?
O Microlearning é uma metodologia adotada em plataformas de ensino a distância na qual o conteúdo é ofertado em pequenos “blocos” ou fragmentos objetivos. Eles servem para esclarecer dúvidas e instigar o desenvolvimento do colaborador de maneira contínua.
Diferentemente das tradicionais aulas expositivas presenciais, geralmente, marcadas pelo desinteresse e pela baixa produtividade, no Microlearning, o aluno assume um papel ativo no seu desenvolvimento. Isso ocorre devido à adaptação dos materiais trabalhados de acordo com sua disponibilidade, seu conhecimento prévio e seus objetivos.
Os benefícios são ainda maiores quando a tecnologia é combinada com técnicas de engajamento e motivação, como a gamificação. Além disso, gestores de RH têm a oportunidade de acompanhar de perto a evolução dos colaboradores por meio de sistemas de gestão.
Como implementar treinamentos personalizados em minha empresa?
A melhor maneira de introduzir treinamentos personalizados no seu empreendimento é procurar uma empresa especializada nesse tipo de planejamento e implementação. A estrutura e a expertise de uma especialista que acompanha os resultados de diversas empresas é, sem dúvidas, o caminho mais confiável para aprimorar a gestão educacional do seu negócio.
Entretanto, é preciso escolher um parceiro com cautela. Tenha em mente que a tecnologia é importante, mas só é realmente relevante quando há um método sólido por trás dos seus recursos. Além disso, é necessário uma equipe competente para ajudar sua empresa a estruturar conteúdos, aulas e dinâmicas da maneira correta.
A MicroPower é líder no desenvolvimento de sistemas e metodologias para educação corporativa. Desde 1994, ajuda empresas de todos os tipos a implementar e aprimorar processos de desenvolvimento de talentos.
Oferece plataformas digitais robustas para criação e disponibilização de treinamentos personalizados, com soluções de engajamento, gestão de performance, e-Learning, universidades corporativas e inclusão de pessoas com deficiência visual.
Quando oferece treinamentos personalizados aos seus colaboradores, a empresa ganha diferenciais competitivos e aumenta a produtividade, além de reforçar sua marca empregadora. O ideal é contar com especialistas para ter sucesso em sua implantação.
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