Um dos maiores desafios dos profissionais de T&D é oferecer objetos educacionais que gerem engajamento e motivação nos colaboradores e, sobretudo, que possam ser assimilados de forma rápida.
Diante dessa necessidade, surgiu uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de aprendizagem corporativa e desenvolvimento de Pessoas: o Microlearning (ou microaprendizado).
Os objetos educacionais baseados em Microlearning se encaixam como uma abordagem altamente eficaz para envolver os alunos de diferentes gerações e permite que as Organizações aprimorem o desempenho dos colaboradores.
A estratégia de aprendizado fornece uma abordagem de entrega de treinamento mais dinâmica. Os conteúdos (em diferentes formatos) podem ser inseridos e atualizados rapidamente.
Da perspectiva do aluno, eles podem consumir os conteúdos de aprendizado com base em suas preferências ou necessidades. Eles não estão mais vinculados a um caminho rígido de aprendizado, frequentemente associado ao ensino tradicional.
O Microlearning pode ser usado de maneira muito eficaz para atender a uma necessidade, ou seja, uma ação específica que leva a um ganho de habilidade específico ou à solução de um problema. Dessa forma, você verá um ganho de desempenho mais alto, com um investimento reduzido.
A abordagem de Microlearning também facilita a personalização do aprendizado, ou seja, é possível oferecer conteúdos altamente diferenciados, com base na preferência ou na proficiência do aluno.
Menos é mais: Conteúdo de qualidade e fragmentado é mais eficaz no processo de desenvolvimento.
Aprendizagem colaborativa: Excelente forma de engajar e envolver os colaboradores, para que compartilhem experiências de aprendizado.
Produção sob demanda: Por oferecer informações ágeis e em diferentes formatos, é possível criar conteúdos sempre que alguma necessidade for identificada. Desse modo, a empresa consegue resolver rapidamente seus problemas e os colaboradores ficam preparados para aplicar o que foi aprendido.
Protagonista do aprendizado: O colaborador determina como, quando, onde e por quanto tempo quer aprender.
Suporte ao desempenho: O aluno tem acesso às informações necessárias para executar uma tarefa, seja qual for o dispositivo.
Retenção do conhecimento: Por meio da escolha correta de formatos e uma metodologia educacional adequada, é possível simplificar temas complexos para deixar o conteúdo mais “simples” para o colaborador, atraindo e facilitando o processo de aprendizagem.