Manter os colaboradores engajados não é uma tarefa simples para os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas. Afinal, o próprio comportamento humano é bastante volátil, principalmente diante de situações imprevistas. Para manter o controle e a coesão interna, a ferramenta de ciclo motivacional pode ser muito útil em uma empresa.
Essa é uma estratégia para manter a motivação dos profissionais em alta em um processo cíclico, agindo em momentos críticos. Desse modo, é possível atender às necessidades dos colaboradores e oferecer o suporte que precisam para enfrentar os desafios.
Neste post, entenda melhor o que é o ciclo motivacional e como pode ser utilizado pela gestão de pessoas a favor de um negócio!
O que é o ciclo motivacional?
O ciclo motivacional é uma ferramenta baseada na psicologia motivacional. Aqui, sempre que o estado de equilíbrio dos colaboradores é alterado por um agente externo, é iniciado um processo para recuperar o engajamento no trabalho, por meio da satisfação com as tarefas.
Essa é uma ferramenta na qual a empresa oferece o suporte que os profissionais precisam para passar por todo o ciclo por conta própria. Tudo isso parte da compreensão do que motiva os colaboradores do negócio e o que ajuda a reduzir a tensão na rotina empresarial.
Quais as etapas do ciclo motivacional?
Para entender melhor como funciona o ciclo motivacional, vale a pena conhecer os diferentes processos pelos quais os colaboradores podem passar repetidamente no dia a dia de trabalho.
Equilíbrio
A fase inicial do ciclo é o equilíbrio, no qual o profissional está apenas desempenhando suas atividades cotidianas, sem nenhum imprevisto ou empecilho.
Estímulo e necessidade
Na fase de estímulo ou de necessidade, o estado de equilíbrio se altera. Isso porque ocorre alguma situação, seja um imprevisto, uma emergência ou uma nova atividade, que atrai o foco do profissional para a resolução de problemas.
Tensão
A mudança de atenção, por sua vez, pode fazer com que a tensão se acumule. Situações mais desafiadoras são capazes de provocar estresse e ansiedade, adicionando uma carga emocional ao estado do profissional.
Ação
A tensão leva à ação. Nesse caso, o profissional pode tomar atitudes que auxiliem na solução do problema ou que atrapalhem. Tudo vai depender do treinamento recebido para lidar com momentos de crise e das ferramentas disponíveis para resolver a situação.
Satisfação
Ao ser bem-sucedido nas tarefas que levam à solução do problema, o profissional se sente satisfeito e esse sentimento é suficiente para reforçar a motivação no dia a dia de trabalho.
O desafio está quando o colaborador não consegue superar as dificuldades. Nesse caso, o que acontece é a frustração com o trabalho, de modo que o ciclo motivacional não se inicia e é necessário agir para dar suporte para os profissionais.
Quais os benefícios dessa ferramenta?
Como visto, oferecer todos os meios para lidar com os imprevistos é fundamental para que a empresa e seus colaboradores tenham uma rotina otimizada. Desse modo, compreender como acontece a motivação dos colaboradores faz toda a diferença na hora de planejar as atividades do dia a dia.
Entender e utilizar o ciclo motivacional na empresa também ajuda a identificar o que causa a redução do rendimento dos profissionais. Dessa forma, é possível dar início a estratégias para elevá-lo, mesmo diante de situações desafiadoras.
Em outras palavras, contar com o ciclo motivacional na empresa é uma maneira de tomar decisões com base em informações confiáveis sobre o perfil de colaboradores. Além disso, promove produtividade e otimização para os processos internos, permitindo criar uma rotina satisfatória para os objetivos do negócio.
Gostou deste post? Então aproveite a visita e conheça as principais aplicações do Genie!