Em nossa experiência com educação corporativa, bons treinamentos atendem uma série de critérios fundamentais. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o tema, explicando como montar um treinamento corporativo de qualidade, que atenda às expectativas da sua equipe e que seja capaz de melhorar a produtividade.
O primeiro passo é entender o que são os treinamentos corporativos, que são trilhas de aprendizado criadas para ensinar novas habilidades e competências para os seus funcionários. No entanto, é muito importante que o conteúdo seja organizado de maneira didática e criativa, estimulando o processo e garantindo a aderência do ensino. Acompanhe!
Como montar um treinamento corporativo em 5 passos?
Planejamento, análise e tecnologia. Da forma como percebemos, esses são os três aspectos mais importantes para criar bons treinamentos para os seus colaboradores.
Com isso em mente, descrevemos um fluxo de 5 etapas, listando os passos mais importantes para a criação de treinamentos de ponta para os seus funcionários — veja!
1. Planeje todo o processo
Investir em Treinamento & Desenvolvimento não é uma atitude que se faz sem pensar. Na realidade, é preciso combinar organização, estratégia e planejamento com uma série de dicas, boas práticas, tecnologias e bons cursos. Apenas assim é possível entregar uma experiência de ensino de alta eficiência e qualidade.
2. Identifique as necessidades
Todo treinamento tem o objetivo de sanar alguma necessidade. Você precisa de um time de vendas mais afiado? Ou então, precisa desenvolver novas lideranças? Ou ainda, precisa introduzir uma nova ferramenta no seu time de tecnologia? Seja qual for a necessidade, é preciso identificar essa demanda para, a partir dessa informação, mapear as suas possibilidades.
3. Entenda o público-alvo
Entender o perfil das pessoas que receberão o treinamento é determinante para desenvolver um treinamento de qualidade. A depender da persona (idade, função e temática do curso), é possível adotar diferentes tons e abordagens. O objetivo é escolher a linguagem que melhor se conecta com o público em questão, elevando a absorção da aprendizagem.
4. Defina as metodologias
Existem muitas metodologias educacionais disponíveis no mercado. O que realmente importa é identificar aquela que melhor se encaixa na proposta do treinamento, que pode ter uma temática mais teórica (inteligência emocional) ou uma abordagem mais prática (vendas). No fim, o que importa é escolher um formato que favoreça o aprendizado do tema que será ensinado.
5. Escolha as ferramentas
Por último e igualmente importante, é preciso investir em tecnologia aplicada. De nada adianta elaborar bons cursos se a sua empresa não conta com uma forma organizada, eficiente e prática de distribuir esses conhecimentos e testar o aprendizado dos funcionários. É para isso que se investe em uma plataforma LXP de topo no mercado, tal como o Genie.
Como pôde ver, os treinamentos são fundamentais para elevar a competitividade das suas equipes no mercado. No entanto, é preciso fazer isso com técnica, planejamento, organização e qualidade. Por isso, sempre reforçamos a importância da tecnologia aplicada, que permite simplificar e qualificar esses processos de uma só vez.
Agora que você sabe o fundamental sobre como montar um treinamento corporativo, aproveite para realizar a quinta etapa com a maior referência da educação corporativa. Para isso, basta acessar nossa página especial sobre o Genie e conhecer a nossa ferramenta, que é considerada a melhor plataforma LXP do mercado!