Conheça os principais perfis profissionais existentes!

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Os perfis profissionais ajudam os gestores a entender melhor seus colaboradores, o que os motiva a saber como obter o máximo desempenho deles. Afinal, se tratam de uma organização que parte de padrões de comportamento comumente associados para indicar as características centrais da personalidade dos funcionários.

Ainda que quase ninguém corresponda totalmente a apenas uma dessas classificações, elas servem de base para a construção de diversas estratégias de gestão de pessoas, gerando resultados positivos para as empresas.

Diante disso, confira quais são os principais perfis e muito mais neste conteúdo!

Por que é importante conhecer os perfis profissionais?

Entender cada um dos perfis profissionais é uma prática tão importante quanto útil para as empresas. Pois, tal conhecimento tem aplicações práticas em diversas atividades do negócio, gerando vantagens. Entre os principais exemplos disso estão:

  • realização de um recrutamento eficiente ao permitir que o RH compreenda as aptidões necessárias para a vaga e as posturas que melhor se encaixam na equipe;
  • aumento da produtividade por meio de estratégias motivacionais mais eficientes, atuando nos aspectos que realmente são relevantes para os colaboradores;
  • maior retenção de talentos ao realocar ou promover os funcionários para funções adequadas às suas habilidades e interesses;
  • diminuição do turnover e do absenteísmo por proporcionar um fácil diagnóstico de problemas interpessoais ou processuais ligados aos padrões comportamentais;
  • melhoria dos resultados corporativos com a organização do ambiente empresarial e das atividades corporativas de um modo alinhado aos perfis dos envolvidos. 

Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

Diante de características comportamentais, habilidades interpessoais e competências profissionais diversas, os perfis podem ser organizados de maneiras variadas. Entretanto, comumente eles são divididos em quatro. Conheça cada um, a seguir!

Planejadores

Como o próprio nome indica, esse perfil profissional se refere a colaboradores que preferem planejar suas atividades e as estratégias, a fim de evitar imprevistos. Entretanto, isso os torna pouco flexíveis e adaptáveis em situações voláteis. Tal comportamento é associado a sua mentalidade conservadora, que se sente confortável trabalhando em um ritmo constante e valoriza tanto a estabilidade quanto a qualidade.

Executores

Focados em realizar as atividades e entregar resultados, os executores sabem lidar com dificuldades, mas podem se exceder, passando por cima das regras ou entrando em atrito com os colegas para atingir seus objetivos. Isso tem origem na competitividade e na necessidade de chamar a atenção deles.

Analistas

Meticulosos, responsáveis, detalhistas e até preocupados em excesso, os analistas correspondem ao perfil mais controlador, querendo verificar se cada passo foi executado conforme o indicado. Seu apego a rotinas, visão da melhoria contínua como valor e capacidade de organização extremos são as principais justificativas para tal comportamento.

Comunicadores

Obviamente o ponto forte de quem se encaixa no perfil comunicador é sua capacidade de interagir com os demais. No entanto, ele se dispersa facilmente e toma decisões pouco pensadas em razão de sua sociabilidade excessiva.

Como usar esses perfis ao realizar treinamentos?

Como visto, os perfis profissionais servem para guiar a gestão de pessoas. Nisso também estão incluídos os processos de treinamento e desenvolvimento. Na prática, tal conhecimento ajuda a identificar particularidades, interesses e limitações que influenciam no aprendizado, indicando motivadores úteis ou dificuldades que precisam ser sanadas.

Ademais, ao saber quais são os pontos fortes e pontos fracos de cada um, fica fácil direcionar os conteúdos ou definir quais habilidades aprimorar. Por fim, essa informação funciona como uma base para o educador escolher o melhor caminho ao lidar com cada participante.

Conhecer, entender e usar as informações sobre os perfis profissionais permite que gestores criem pontes com seus colaboradores. A partir desse vínculo, motivar, ensinar e gerenciar se torna mais fácil, levando a melhores resultados corporativos.

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